sábado, 21 de novembro de 2009

Dez passos para montar seu próprio negócio

Uma boa ideia pode ser o ponto de partida para a criação de um negócio. Mas é preciso muito mais do
que um lampejo para fazê-lo prosperar. Conforme Neiva Schefer, diretora de eventos científicos da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Estado (ABRH/RS), para fazer uma empresa progredir, o empreendedor deverá conhecer a fundo o seu produto e acreditar nele.
Até este domingo, interessados em ter seu próprio negócio podem buscar informações na Semana Global de
Empreendedorismo. Coordenada pelo Instituto Endeavor e promovida pela Rede Globo, oferece palestras, cursos e feiras em diferentes cidades. A seguir, confira dicas de especialistas para os primeiros passos no mundo dos
negócios.
Perfil para empreender
Um dos principais segredos dos empresários bem-sucedidos é a vontade legítima de ser dono do próprio negócio. Não é indicado abrir um por necessidade, maspor oportunidade. Entre as características comuns nos empreendedores estão a coragem de encarar o desconhecido, a busca por melhorar o que faz, a capacidade de correr riscos e a persistência. Se você não soma tudo isso, não se preocupe. A maioria dessas qualidades pode ser desenvolvida ou complementada.
Faça conforme suas aptidões
Identifique conhecimentos, habilidades e atitudes e reflita sobre as motivações que o levam a abrir o negócio. Juliano Seabra, diretor de educação do Instituto Empreender Endeavor Brasil, lembra da importância de o empreendedor verificar devidamente se a sua ideia tem potencial. No site do Sebrae é possível encontrar uma ferramenta chamada Mapa de Competências, que identifica 22 habilidades consideradas importantes para o sucesso de qualquer negócio.

Determine o tipo de negócio
Há várias maneiras de empreender. Você pode optar por abrir um negócio sozinho, com a vantagem da autonomia e a desvantagem de não ter com quem dividir as decisões – levando-o a também errar mais fácil ou tomar decisões por impulso. Também é possível abrir uma empresa familiar, tendo cuidado para ter uma visão profissional sobre o negócio. Outras opções são as sociedades – que demandam uma escolha bem feita e que não misture amizade com sociedade.

Delimite a atuação
Estabeleça a relação entre o produto e o mercado traçando um plano de marketing que defina objetivos, metas e estratégias envolvendo produto. Tome como ponto de partida a coleta de informações: conheça o cliente para o qual quer vender e informe-se sobre os concorrentes, descubra como se comporta o mercado de fornecedores e veja como funcionam as práticas comerciais do setor. Não se baseie em suposições. É preciso ir a campo, perguntar, testar e fazer pesquisas.

Escolha o ponto
Uma vez definido o tipo de negócio – franquia, empresa familiar, cooperativa, por exemplo – o ponto será a próxima decisão. Faça um levantamento de várias alternativas para poder comparar e definir o melhor lugar. Observe o movimento dos locais escolhidos durante vários dias e em horas alternadas. Leve em conta fatores como perfil do consumidor, produto a ser oferecido, condições de pagamento e prazo do aluguel. Verifique também a proximidade de concorrentes e similares.

Projete as vendas
Dimensione a quantidade de produtos, serviços ou vendas que deverá movimentar. Vá com cautela, experimente aos poucos o produto no mercado. Leve em consideração tipos de mercadorias ou serviços, necessidade e procura do consumidor ao longo do ano e a disponibilidade de recursos financeiros e de matéria-prima. Considere também se os produtos ou serviços estão sujeitos a oscilações do tipo sazonal ou às limitações dos fornecedores (safra dos produtos agrícolas, por exemplo).
De olho no financiamento
O ideal é ter o capital de um negócio para não precisar recorrer a empréstimo. Mas como nem sempre é possível, faça um plano de negócios consistente antes de ir em busca de crédito. Lembre-se de que é importante ser cuidadoso na forma de apresentar o seu negócio. Faça uma boa pesquisa para saber quais as fontes potenciais para o seu empreendimento, verifique se existem taxas melhores, avalie qual é a melhor opção de financiamento e tenha a exata noção do quanto necessita para iniciar. Tendo o valor do empréstimo, do prazo de pagamento e da taxa de juros cobrada pelo banco credor, é possível fazer uma simulação do valor das parcelas mensais.

Coordene a produção
Descubra quem são e onde se localizam os fornecedores. A partir desses dados pode-se estabelecer quais são os mais adequados para o negócio que está sendo planejado. Cadastre-se com mais de um fornecedor por produto para evitar a dependência de uma única empresa e o risco de desabastecimento. A parceria deve pressupor um alinhamento de objetivos e confiança e ser baseada em princípios de qualidade, excelência e responsabilidade, que devem ser negociados no estabelecimento da parceria. Ainda sobre o fornecedor, analise a distância, referências, custo de frete, qualidade, capacidade de fornecimento, preço, prazo e forma de pagamento e de entrega.

Vença a burocracia
Um bom empreendedor precisa ter um bom contador. Antes de aventurar-se no mundo burocrático de um negócio, busque os serviços de um profissional para assessorá-lo. Entretanto, é importante que o dono do negócio tenha uma visão geral dos processos, buscando informações em órgãos como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), associações comerciais, prefeituras e sindicatos. Procure entender os processos. Para uma micro ou uma pequena empresa exercer suas atividades no Brasil é preciso, entre outras providências, ter registro na prefeitura, no Estado, na Receita Federal e na Previdência Social, entre outros.

Administre o negócio
Organize os registros e confira se todos os documentos estão sendo devidamente controlados. Acompanhe de perto as contas a pagar e a receber, montando um fluxo de pagamentos e recebimentos. Controle o movimento de caixa e os extratos bancários. Classifique custos e despesas em fixos e variáveis. Faça previsão de vendas e de fluxo de caixa, definindo a retirada dos sócios. Não esqueça de acompanhar a evolução do patrimônio da empresa, conhecer a lucratividade e a rentabilidade do empreendimento. Controle as contas a receber relativas às vendas a prazo e contas a pagar relativas às compras a prazo, impostos e despesas operacionais.
FONTE: rbs.com.br

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